O
tema: MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL foi o centro
das atenções da reunião pedagógica realizada nesta quarta-feira 18 de abril na
Secretaria Municipal de Educação e Cultura com a participação das coordenadoras
Pedagógicas e coordenadoras da Educação infantil: creches e pré-escolas
municipais.
A música já é um conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica, ministrado por professores especialistas ou uni docentes. É o que determina a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que acaba de entrar
O trabalho na área de música pode
(e deve) reunir grande variedade de fontes sonoras.
Podemos confeccionar
objetos sonoros com as crianças, introduzir brinquedos sonoros populares,
instrumentos étnicos, materiais aproveitados do cotidiano etc., com o cuidado
de adequar materiais que disponham de boa qualidade sonora e não apresentem
nenhum risco à segurança de bebês e crianças.
Durante
a reunião os educadores tiveram oportunidade de confeccionar alguns objetos
sonoros.
Foram
disponibilizados vários materiais e algumas sugestões para que utilizando a
criatividade pudessem produzir e personalizar seu objeto sonoro.
Construir instrumentos musicais e/ou
objetos sonoros é atividade que desperta a curiosidade e o interesse das
crianças.
Além de contribuir para o entendimento de questões elementares
referentes à produção do som e às suas qualidades, à acústica, ao mecanismo e ao
funcionamento dos instrumentos musicais, a construção de instrumentos estimula
a pesquisa, a imaginação, o planejamento, a organização, a criatividade, sendo,
por isso, ótimo meio para desenvolver a capacidade de elaborar e executar
projetos.
(...) - Os objetos têm sons. Estão
só esperando para serem usados como instrumentos.
- Usar os objetos como se
fossem instrumentos? Ora essa!
- Por que não? Os sons estão
em toda parte. Se a música é feita de sons, por que não pode ser feita com os
sons dos objetos? (...)
(Hermeto
Paschoal)
É importante sugerir idéias,
apresentar modelos já prontos e também estimular a criação de novos
instrumentos musicais.
As crianças se relacionam de modo mais
íntimo e integrado com a música quando também produzem os objetos sonoros que
utilizam para fazer música, o que não significa que essas peças devam
substituir o contato com instrumentos convencionais, industrializados ou
confeccionados artesanalmente.
Pintar
ou decorar os instrumentos também é uma parte importante da atividade. Personalizando os materiais criados, as
crianças sentem-se ainda mais motivadas para fazer música com eles –
autoras de todo o processo de construção.
Construindo instrumentos com sucata
SONS DA NATUREZA
TROMPA DE CONDUÍTE
Conduíte é aquele tubo usado em construções
que serve para proteger e conduzir fios de eletricidade.
Podemos usar o mesmo tubo para
fazer uma trompa: enrole um pedaço do tubo em forma de trompa, prendendo com
fita crepe. Você pode colocar em uma das pontas: um cone de linha ou uma parte
da garrafa “pet”, (a que fica o bico), para fazer papel de campana. Sopre e
ouça os sons produzidos, experimentando inspirar e expirar no tubo.
SOM DE PEDRAS
Simule o som de pedrinhas e folhas com materiais simples.
Materiais:
- 30 ou 50 tampinhas
plásticas de cores variadas
- Fio de náilon
- Prego e alicate para furar as tampinhas
- Fio de náilon
- Prego e alicate para furar as tampinhas
Objetivos:
- Estimular a percepção de sons da natureza
- Trabalhar a coordenação motora fina
- Estimular a percepção de sons da natureza
- Trabalhar a coordenação motora fina
- Trabalhar a concentração
1.Fure as tampinhas com o prego aquecido. Passe o fio de náilon no meio delas.
2.Amarre o fio e movimente a peça como um chocalho.
3.O resultado é parecido com o som de andar em pedrinhas ou manuseá-las.
2.Amarre o fio e movimente a peça como um chocalho.
3.O resultado é parecido com o som de andar em pedrinhas ou manuseá-las.
Sapato Musical
Proponha
o desafio de usar os chocalhos nos pés, chamando a brincadeira de “sapato
musical”. Para isso, faça dois chocalhos e prenda na lateral externa de cada
sapato da criança com dois elásticos. Peça que elas percebam os sons diferentes
a cada movimento dos pés.
Os chocalhos nos pés proporcionam a sonorização do movimento natural e contribuem para a coordenação motora. Imagine dançar Catira (dança do folclore brasileo) com os chocalhos nos pés.
DEPOIS DE TUDO PRONTO...
...foi uma alegria acompanhar uma música com os objetos sonoros construídos.
Com disposição,
interesse, curiosidade e criatividade, educadores e crianças poderão montar um
acervo de materiais sonoros, sempre em dinâmica transformação.
***
Ao final da
reunião, as Escolas e Creches receberam um “CD” de músicas variadas e uma apostila, “MÚSICA
NA EDUCAÇÃO INFANTIL” com o conteúdo trabalhado na reunião, além de
muitas atividades para serem desenvolvidas com as crianças.
Quando oferecemos música e um ambiente sonoro em diferentes
situações, permitimos que bebês e crianças iniciem, intuitivamente, seu
processo de musicalização. Escutando os diferentes sons de brinquedos, dos
objetos, do ambiente e do próprio corpo, há observação, descoberta e reações,
mesmo nos bebês: observe como o tipo de música no berçário resulta em
tranqüilidade ou agitação.
Vivemos
em um ambiente sonoro rodeado de objetos também sonoros, inclusive nós mesmos!
Tudo o que ouvimos é um objeto sonoro; é ótimo brincar com as crianças sobre o que elas estão
ouvindo, de como podem produzir sons, cantar e acompanhar uma música através de
instrumentos que elas próprias ajudaram a confeccionar.
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