terça-feira, 24 de abril de 2012

"MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

       O tema: MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL foi o centro das atenções da reunião pedagógica realizada nesta quarta-feira 18 de abril na Secretaria Municipal de Educação e Cultura com a participação das coordenadoras Pedagógicas e coordenadoras da Educação infantil: creches e pré-escolas municipais.




         A música já é um conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica, ministrado por professores especialistas ou uni docentes. É o que determina a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que acaba de entrar em vigor. Cabe aos educadores organizar as aprendizagens fundamentais da linguagem musical para que os alunos construam conhecimento crítico e sensível, para além da vivência de jogos musicais e das aprendizagens da escrita musical - que, evidentemente, integram um bom planejamento do ensino de música até o final do Ensino Fundamental.
           O trabalho na área de música pode (e deve) reunir grande variedade de fontes sonoras.
         Podemos confeccionar objetos sonoros com as crianças, introduzir brinquedos sonoros populares, instrumentos étnicos, materiais aproveitados do cotidiano etc., com o cuidado de adequar materiais que disponham de boa qualidade sonora e não apresentem nenhum risco à segurança de bebês e crianças.

         Durante a reunião os educadores tiveram oportunidade de confeccionar alguns objetos sonoros.
          Foram disponibilizados vários materiais e algumas sugestões para que utilizando a criatividade pudessem produzir e personalizar seu objeto sonoro.  






       Construir instrumentos musicais e/ou objetos sonoros é atividade que desperta a curiosidade e o interesse das crianças.
           Além de contribuir para o entendimento de questões elementares referentes à produção do som e às suas qualidades, à acústica, ao mecanismo e ao funcionamento dos instrumentos musicais, a construção de instrumentos estimula a pesquisa, a imaginação, o planejamento, a organização, a criatividade, sendo, por isso, ótimo meio para desenvolver a capacidade de elaborar e executar projetos.

           (...) - Os objetos têm sons. Estão só esperando para serem usados como instrumentos.
                 - Usar os objetos como se fossem instrumentos? Ora essa!
                 - Por que não? Os sons estão em toda parte. Se a música é feita de sons, por que não pode ser feita com os sons dos objetos? (...)
                                                                       (Hermeto Paschoal)



  



       

          É importante sugerir idéias, apresentar modelos já prontos e também estimular a criação de novos instrumentos musicais.
              As crianças se relacionam de modo mais íntimo e integrado com a música quando também produzem os objetos sonoros que utilizam para fazer música, o que não significa que essas peças devam substituir o contato com instrumentos convencionais, industrializados ou confeccionados artesanalmente.

               Pintar ou decorar os instrumentos também é uma parte importante da atividade. Personalizando os materiais criados, as crianças sentem-se ainda mais motivadas para fazer música com eles – autoras de todo o processo de construção.

Construindo instrumentos com sucata

SONS DA NATUREZA

                        TROMPA DE CONDUÍTE

              Conduíte é aquele tubo usado em construções que serve para proteger e conduzir fios de eletricidade.
              Podemos usar o mesmo tubo para fazer uma trompa: enrole um pedaço do tubo em forma de trompa, prendendo com fita crepe. Você pode colocar em uma das pontas: um cone de linha ou uma parte da garrafa “pet”, (a que fica o bico), para fazer papel de campana. Sopre e ouça os sons produzidos, experimentando inspirar e expirar no tubo.

                            SOM DE PEDRAS

  
Simule o som de pedrinhas e folhas com materiais simples.
Materiais: - 30 ou  50 tampinhas plásticas de cores variadas
- Fio de náilon
- Prego e alicate para furar as tampinhas
Objetivos:
- Estimular a percepção de sons da natureza
- Trabalhar a coordenação motora fina
- Trabalhar a concentração
1.Fure as tampinhas com o prego aquecido. Passe o fio de náilon no meio delas.
2.Amarre o fio e movimente a peça como um chocalho.
3.O resultado é parecido com o som de andar em pedrinhas ou manuseá-las.
                   Sapato Musical
                
              Proponha o desafio de usar os chocalhos nos pés, chamando a brincadeira de “sapato musical”. Para isso, faça dois chocalhos e prenda na lateral externa de cada sapato da criança com dois elásticos. Peça que elas percebam os sons diferentes a cada movimento dos pés.
                   Os chocalhos nos pés proporcionam a sonorização do movimento natural e contribuem para a coordenação motora. Imagine dançar Catira (dança do folclore brasileo) com os chocalhos nos pés.  
DEPOIS DE TUDO PRONTO...
...foi uma alegria acompanhar uma música com os objetos sonoros construídos.
   
  
 
            Com disposição, interesse, curiosidade e criatividade, educadores e crianças poderão montar um acervo de materiais sonoros, sempre em dinâmica transformação.
                                                           ***
           Ao final da reunião, as Escolas e Creches receberam um “CD” de músicas variadas e uma apostila, “MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL” com o conteúdo trabalhado na reunião, além de muitas atividades para serem desenvolvidas com as crianças.


        
               Quando oferecemos música e um ambiente sonoro em diferentes situações, permitimos que bebês e crianças iniciem, intuitivamente, seu processo de musicalização. Escutando os diferentes sons de brinquedos, dos objetos, do ambiente e do próprio corpo, há observação, descoberta e reações, mesmo nos bebês: observe como o tipo de música no berçário resulta em tranqüilidade ou agitação.
              Vivemos em um ambiente sonoro rodeado de objetos também sonoros, inclusive nós mesmos! Tudo o que ouvimos é um objeto sonoro; é ótimo brincar com as crianças sobre o que elas estão ouvindo, de como podem produzir sons, cantar e acompanhar uma música através de instrumentos que elas próprias ajudaram a confeccionar.
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